Como Surgiu o Pandeiro

 O pandeiro de samba é um instrumento musical de percussão brasileiro. É um instrumento muito antigo, que data de pelo menos do século XVIII, e foi originalmente usado por escravos africanos. O pandeiro era usado para acompanhar os ritmos e músicas africanas e, posteriormente, incorporado à música brasileira. O pandeiro foi criado a partir de um cesto ou cabaça de sisal, que foi preenchido com pequenas pedras e se tornou a base de um instrumento de percussão.

A forma tradicional do pandeiro consistia em um anel de metal ou madeira com oitos ou mais caixas de metal, que podiam ser ajustadas para criar diferentes tons. As caixas eram preenchidas com pequenas sementes, pedras ou outros materiais para produzir som quando baterem contra as paredes do anel. O pandeiro era usado para tocar músicas rítmicas e melodias suaves.

Com o passar dos anos, o pandeiro ganhou muitas adaptações e se tornou um instrumento importante para a música de samba brasileira. Hoje, o pandeiro é usado como um dos principais instrumentos ao tocar samba, juntamente com a guitarra, o cavaquinho e o berimbau.








Comentários

Mensagens populares